MyFitnessMaestro

Pesquisar
Close this search box.

Óleo de coco faz mal? Devo excluir da minha dieta?

Semana passada passou uma matéria na TV sobre uma nova conclusão da Associação Americana do Coração em relação ao óleo de coco dizendo que ele é um alimento muito rico em gorduras saturadas e seu consumo deve ser evitado, pois essa gordura aumenta o colesterol ruim e pode causar doenças cardíacas. Após isso, muitos sites e outros veículos de comunicação começaram a postar a notícia e os usuários de óleo de coco ficaram desesperados com isso! Resolvi fazer esse artigo para derrubar essa grande MENTIRA!

 

Quais são as propriedades nutricionais do óleo de coco?

 

  • Óleo vegetal rico em gorduras saturadas, porém, com altas quantidades do ácido láurico (triglicéride de cadeia média), o que faz com que o óleo de coco seja diferente dos outros óleos e gorduras (que possuem em sua maioria ácidos graxos de cadeia longa).
  • Esse ácido láurico é encontrado em grandes quantidades no leite materno e possui propriedades antiinflamatórias, fortalecimento do sistema imune, bactericida e antiviral. O ácido graxo láurico não causa aumento do colesterol ruim e sim, normaliza os níveis de colesterol sanguíneo, prevenindo doenças cardíacas (aumenta HDL e reduz LDL).
  • Resistente à oxidação (pode ser usado para cozinhar)
  • Acelera o metabolismo por conta da rápida digestão e absorção.
  • Promove saciedade
  • Previne tromboses
  • Antioxidante (Altas concentrações de vitamina E e ácido gálico).

 

Considerações:

 

  • O que a mídia e organizações estão querendo dizer é que por ser um óleo rico em gorduras saturadas será ruim ao organismo, como é a gordura das carnes, porco, manteiga, etc., mas hoje em dia sabemos que a gordura saturada em quantidades controladas na dieta não é ruim! Ela é necessária e saudável. Se fosse uma gordura tão ruim e prejudicial, ela não estaria presente no leite materno (55% da composição do leite materno é gordura saturada).

 

  • O que realmente causa doenças cardíacas? O hábito de ter uma dieta rica em carboidratos + gorduras TRANS é o que causa aumento do colesterol ruim e pode causar riscos cardíacos e de obesidade. Ou seja, os alimentos processados, congelados, embalados, farinhas e açúcares é que causam as doenças.

 

  • Conclusão: a culpa não é do coitado do óleo de coco: o coco é um dos melhores alimentos que a natureza nos dá, com propriedades únicas e com certeza as doenças e problemas de coração/obesidade que temos hoje não são causados e nem vão piorar por conta dele… Então, a melhor escolha é ter um estilo de dieta Low Carb/High Fat com a inclusão de coco e óleo de coco SIM!

 

–> Renove seus estoque de suplementos e produtos naturais hoje mesmo! Use o código GG15 ao final de sua compra no site http://www.shopsport.com.br/!

Giovana Guido
Giovana Guido
Se você quer começar um plano de reeducação alimentar, descubra como eu posso lhe ajudar:

COMPARTILHAR

Descubra um novo estilo de vida saudável com Cardápios Semanais Gratuitos!